Formatura

IFG realiza a colação de grau de 139 alunos do Câmpus Goiânia

Formatura dos alunos dos cursos superiores do Câmpus Goiânia realizada ontem (16/10).

Na noite desta terça-feira, 16 de outubro, 139 alunos dos cursos superiores em tecnologia do Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Goiânia colaram grau no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia. A cerimônia foi presidida pelo reitor do IFG, professor Paulo César Pereira.

Graduaram-se os formandos dos cursos superiores tecnológicos em: Agrimensura, Construção de Edifícios, Geoprocessamento, Hotelaria, Manutenção Eletromecânica, Planejamento Turístico, Química Agroindustrial, Redes de Comunicação e Transportes Urbanos.

Formandos

Em nome das turmas, prestou o juramento a formanda do curso de Química Agroindustrial, Silvia Pinheiro Gomes. Receberam a outorga de grau os formandos Natany Kállita Alves Silva (Redes de Comunicação) e Adelirio Cristino dos Santos (Manutenção Eletromecânica). E o discurso foi proferido pela oradora das turmas a formanda do curso de Hotelaria, Leiliane Moreira Dias.

Na cerimônia também houve momento para homenagem, quando o ex-diretor do Centro Federal de Educação Tecnológica de Goiás (antigo Cefet-GO), Geraldo Silva de Almeida, entregou o diploma ao seu filho, João Guilherme Rassi de Almeida, que graduou-se em Geoprocessamento.

Entre os formandos, também colou grau em Manutenção Eletromecânica o servidor do Câmpus Goiânia do IFG, Carlos Alberto Augusto Ramos. Segundo o servidor, é com sentimento de realização que conquista essa etapa.

Carlos Ramos conta que foi aluno da antiga Escola Técnica Federal de Goiás e cursou o 2º grau (atual ensino médio concomitantemente com o curso técnico em Mecânica), e hoje recebe a graduação pelo IFG. Servidor há mais de 20 anos na Instituição, Carlos revela que foi fundamental o apoio da família – ele é pai de dois filhos, Júlia (14 anos) e Carlos Augusto (11 anos) e é casado com Valéria. O servidor também lembrou o apoio e a cobrança dos colegas de trabalho para que terminasse o curso.

Presenças

Compuseram a mesa diretiva da cerimônia de colação de grau: o reitor do IFG, professor Paulo César Pereira; o diretor-geral do Câmpus Goiânia do IFG, professor Edison de Almeida Manso; a chefe de departamento de áreas acadêmicas 1, professora Adriana dos Reis Ferreira; o chefe de departamento de áreas acadêmicas 2, professor José Martins do Carmo; a chefe de departamento acadêmico de áreas acadêmicas 3, professora Maria de Lourdes Magalhães; e o gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do IFG, José Luis Domingos, que no ato representou o chefe de departamento de áreas acadêmicas 4, professor Elder Geraldo Domingues; e a coordenadora de Registros Acadêmicos e Escolares (Corae) do Câmpus Goiânia, Shirley Mar Pereira Virote, que assinou a ata de colação de grau.

Em seu discurso, o diretor-geral do Câmpus Goiânia recordou a data em celebração ao dia do Professor, comemorado na segunda-feira (15/10). “Nós, professores, somos muito gratos por vocês terem acreditado e conferido a nós a tarefa e a doce missão de os acompanharem nesta jornada pela obtenção do conhecimento. Nós ensinamos, mas também aprendemos muito com vocês”, disse o diretor aos formandos.

O diretor Edison de Almeida Manso ressaltou ainda que as portas da Instituição continuam abertas aos formandos, para que eles venham cursar pós-graduações no IFG ou mesmo trabalhar na Instituição, buscando a aprovação por meio de concursos públicos para o Instituto.

O reitor do IFG, professor Paulo César Pereira estendeu as homenagens ao dia do professor aos demais docentes presentes na cerimônia. O reitor destacou ainda que seu maior orgulho é ter sido aluno dessa Instituição. “É uma Instituição que tem se pautado por ampliar seu papel, para se tornar verdadeiramente pública”, disse o reitor.

O reitor lembrou ainda que o IFG completou 103 anos em 23 de setembro deste ano. E enfatizou que o papel dos Institutos Federais pela educação no Brasil precisa ser melhor conhecido pela sociedade e mais divulgado pela mídia. Sobre a formatura, o reitor disse estar orgulhoso de entregar à sociedade os  novos profissionais, e que esses sejam multiplicadores de conhecimentos. “Sejam felizes na profissão que escolheram”, finalizou o reitor Paulo César Pereira.

Estiveram presentes ainda na formatura o diretor-executivo do IFG, professor José Sergio Sarmento Garcia; o ex-diretor do Cefet-GO,  Geraldo Silva de Almeida; o coordenador da área de Transportes do Câmpus Goiânia, professor Roberto Veloso; o coordenador da área de Mecânica do Câmpus Goiânia, Jair Dinoah de Araújo Júnior; o professor da coordenação de Química do Câmpus Goiânia, Hernane de Toledo Barcelos; e o professor Luiz Fernando Pagotti. Além de outros professores e servidores técnico-administrativos da Reitoria e do Câmpus Goiânia.

Veja abaixo algumas fotos da colação de grau:

Servidor do Câmpus Goiânia, Carlos Alberto Augusto Ramos.

Coordenação de Comunicação Social – Câmpus Goiânia.