Portal do Governo Brasileiro
  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Página Inicial -> Edificações

Técnico integrado em Edificações

E-mail Imprimir PDF

O técnico em Edificações desenvolve e executa projeto de edificações conforme normas técnicas de segurança e de acordo com a legislação específica. Planeja a execução e elabora o orçamento de obras. Presta assistência técnica no estudo e desenvolvimento de projetos e pesquisas tecnológicas na área de edificações. Orienta e coordena a execução de serviços de manutenção de equipamentos e de instalações em edificações. Orienta na assistência técnica para compra, venda e utilização de produtos e equipamentos especializados.

(Fonte: Catálogo Nacional de Cursos Técnicos)

 

Cursos técnicos integrados

Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio são cursos que ofertam tanto as matérias específicas do curso técnico escolhido como também as matérias básicas do ensino médio. Voltados para o mercado de trabalho. O aluno poderá adquirir conhecimentos avançados na área profissional correspondente ao curso que escolher. Pré-requisito: Ensino Fundamental completo.


Objetivos

  • Reconhecer, contextualizar e relacionar saberes e experiências teóricas e práticas das diversas áreas de conhecimento que integram o currículo do curso;
  • Compreender tecnologias relacionadas à construção civil, normas técnicas e de segurança e à postura ética face às questões sociais e ao meio ambiente.


Perfil Profissional

O Técnico em Edificações é o profissional de nível médio que conhece as formas contemporâneas de expressão, a necessidade de conservação do meio ambiente e do bem comum e que articula criticamente os conhecimentos do saber científico e profissional no exercício da cidadania de forma ética.

É capaz de desenvolver atividades nas etapas de planejamento, execução, controle de qualidade, manutenção e restauração da edificação, colaborando para a qualidade.

Planejamento: desenvolve e representa graficamente os projetos dentro das normas técnicas e orçamento, nos termos e limites regulamentares para a profissão.

Execução: domina as técnicas construtivas, lidera equipes de trabalho, fiscaliza serviços, recebe e armazena adequadamente materiais no canteiro de obras, evitando danos e desperdícios.

Controle de qualidade: coleta amostras e realiza ensaios, conforme normas técnicas.

Manutenção e restauração: monitora os elementos construtivos, detecta patologias, reconhece e especifica material utilizado na construção do edifício.


Mercado de trabalho

Empresas públicas e privadas de construção civil. Escritórios de projetos e de construção civil. Canteiros de obras.


Duração

O curso tem duração de quatro anos, no período matutino.

 

Vagas

30 vagas


Local de Funcionamento

O curso é oferecido no campus em Goiânia.