Portal do Governo Brasileiro
  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Página Inicial -> Mineração

Técnico subsequente em Mineração

E-mail Imprimir PDF

O que é o curso?

Diferente da modalidade integrada ao ensino médio, o curso Técnico Subsequente em Mineração tem duração de 2 anos e é destinado à capacitação de mão de obra especializada para atuação em trabalhos que envolvam lavra, pesquisa e tratamentos de minérios em usinas. Lidando com o avanço da ciência e da tecnologia, o aluno também aprende a aplicar técnicas de recuperação ambiental de áreas mineradas, fazendo uso de softwares relacionados à geologia e engenharia de minas.


O que o profissional faz?

Dentre as atividades desenvolvidas estão a coleta e a caracterização de amostras de minérios para análises químicas e físicas em laboratórios. Esse profissional é responsável por identificar e classificar rochas minerais e manipular ferramentas de mapeamento. Ele também supervisiona operações de sondagem, desmonte, carregamento e transporte de minérios, além de realizar trabalhos de britagem, moagem e concentração de minerais, entre outras atividades que envolvam a exploração e pesquisa em jazidas.


Onde o técnico trabalha?

O campo de trabalho desse profissional compreende indústrias minerais e petrolíferas, incluindo empresas que prestam serviços e consultoria em meio ambiente. O técnico em mineração também pode trabalhar em empresas de engenharia, pesquisa mineral e de águas subterrâneas, além de instituições que desenvolvam estudos na área.


Requisito para seleção: Ensino médio completo

Nº de vagas: 30 vagas

Turno: Noturno

Duração: 2 anos


Confira aqui o folder do curso

Assista aqui ao vídeo do curso

 

O curso está vinculado ao departamento de áreas acadêmicas 2 no Câmpus Goiânia